09 de maio de 2024

Secretaria de Cultura Organiza Grupo de Leitura

Na última quinta-feira (02) a Secretaria Municipal de Cultura, deu início ao Grupo de Leitura Coletiva. Uma ação realizada na biblioteca municipal dona Maria das Dores Leite Vasconcelos, direcionada a todos os públicos acima de 13 anos. "É uma iniciativa extremamente importante para estimular a cultura leitora no nosso município, quando lemos em grupo, conseguimos tirar dúvidas e também começamos um hábito saudável para a mente. Fico muito contente com a iniciativa e espero que os nossos jovens se animem em participar" diz Teca Lopes, Secretária de Cultura de Tarrafas.

A ação é conduzida por Wesley Vasconcelos, jornalista e diretor de Patrimônio Cultural e Memória. A obra que marcou o primeiro encontro foi "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, mediada por Wesley, que diz "o grupo é bem simples, mas tem um potencial de resultado enorme, nós nos reunimos e lá mesmo vamos lendo e comentando a obra, não precisa ter o livro em casa, nossa biblioteca municipal tem um acervo riquíssimo e espero que essa iniciativa marque uma tradição entre os leitores de hoje e os de amanhã. Gosto demais do espaço da nossa biblioteca e quero que seja ocupado, os livros estão lá para serem lidos e um grupo de leitura é uma ação maravilhosa para estimular, além da leitura, a interação, a interpretação e a capacidade de organizar as ideias para externalizá-las".

O segundo encontro, marcado para o hoje (9) de maio, será voltado para a leitura e discussão da segunda metade do livro e a escolha da leitura seguinte. O grupo acontece toda quinta-feira, iniciando às 18h30 e vai até as 20h30. Todos são bem vindos e também podem, futuramente, assumirem a mediação das leituras, indicando obras e conduzindo os debates. É livre, sem exigência de frequência e faz parte de uma ação maior.

"O grupo é o primeiro passo, com o tempo, quero organizar com os participantes e outros parceiros, algumas oficinas de escrita criativa para, posteriormente, organizarmos uma publicação conjunta, como forma de estimular a leitura e escrita. Futuramente, Tarrafas poderá ter uma escola de cultura bem estabilizada e o grupo de leitura é o primeiro passo. Temos um equipamento cultural primoroso e contamos com a participação de todos para deixá-lo ativo" complementa Wesley.

Secretaria de Cultura Organiza Grupo de Leitura.